Pássaro Preto
Nome Científico: Gnorimopsar chopi
Muito sociável e companheiro, o Pássaro Preto (Gnorimopsar chopi) é uma ave nativa muito conhecida no país. Vale ressaltar que, apesar de seu nome científico, este pássaro não é o Chupim ou Chopim (Molothrus bonariensis), cujo macho é preto azulado e a fêmea amarronzada.
Também conhecido por Melro e Graúna, encontram-se distribuídos por todo Brasil, menos na região Amazônica. Habitam campos, cerrados e outras regiões de mata. Assim como ocorre com todos os animais pertencentes à fauna brasileira, sua comercialização só é permitida junto aos criadores legalmente cadastrados no IBAMA.
São capazes de aprender alguns truques e reconhecer os membros da família, aceitando carinhos e respondendo aos chamados com seu belo canto. Deve, porém, ser treinado aos poucos, pois assusta-se facilmente e um trauma maior poderá comprometer a saúde do pássaro, tornando-o medroso e arredio. O Pássaro Preto pode ainda aproximar sua cabeça das barrinhas da gaiola em troca de um afago.
Atingem cerca de 22 cm e na natureza são vistos em bandos, deslocando-se de um lado ao outro.
Manutenção
Não devem ser mantidos em locais com correntes de ar ou onde haja circulação excessiva de pessoas. Dar preferência por viveiros com galhos e árvores. Fornecer folhas de palmeira, capim e estopas para a confecção do ninho. Pendurar também alguns ninhos do tipo caixa com uma única abertura. Limpar sempre os recipientes de água e comida bem como a gaiola e fornecer um recipiente para que possam, eventualmente, banhar-se.
Reprodução
Este pássaro não apresenta dimorfismo sexual. Aos 18 meses de vida já estão prontos para a reprodução. A fêmea coloca de 2 a 4 ovos e o período de incubação é de 14 dias em média. Após cerca de 45 dias os filhotes já estão prontos para sair do ninho.
Alimentação
Os alimentos de manutenção, Alcon Eco Club Sabiá e Pássaro Preto e Alcon Club Sabiá e Pássaro Preto , foram desenvolvidas para atender completamente as exigências nutricionais das espécies as quais se propõem, devendo ser oferecida como base da dieta. Outros alimentos devem ser utilizados exclusivamente com caráter de enriquecimento ambiental (distração), 2 vezes por semana em pequenas porções, ou seja, perfazendo no máximo ¼ da alimentação diária.
O requerimento nutricional das aves se modifica durante o ano. Em períodos como: muda de penas, estresse, convalescença e reprodução, as exigências protéicas e lipídicas tendem a aumentar, desta forma, torna-se essencial à complementação da dieta de manutenção, linha Alcon Eco Club e Alcon Club. Nestes períodos sugerimos o uso diário das Farinhadas, Alcon Club Super Top Life, associado à dieta de manutenção, perfazendo ¼ da alimentação. Estas mesmas associações podem ainda, ser usadas no período de manutenção de 2 vezes por semana, como distração.
Período de Manutenção ou Descanso
100% da dieta | Alcon Club Sabiá e Pássaro Preto ou Alcon Eco Club Sabiá e Pássaro Preto |
Período de Muda de Penas
75% da dieta | Alcon Club Sabiá e Pássaro Preto ou Alcon Eco Club Sabiá e Pássaro Preto |
25% da dieta | Alcon Club Farinhada Silvestres ou Alcon Club Super Top Life |
Período de Acasalamento
75% da dieta | Alcon Club Sabiá e Pássaro Preto ou Alcon Eco Club Sabiá e Pássaro Preto |
25% da dieta | Alcon Club Farinhada Silvestres ou Alcon Club Super Top Life |
Período de Reprodução
75% da dieta | Alcon Club Sabiá e Pássaro Preto ou Alcon Eco Club Sabiá e Pássaro Preto |
25% da dieta | Alcon Club Farinhada Silvestres ou Alcon Club Super Top Life |