Com Qual Frequência Devo Fornecer a Papa Alcon?
Esta é uma das primeiras dúvidas que surgem na hora de alimentar um filhote manualmente. Então, vamos lá. A quantidade de papa a ser fornecida em cada refeição pode variar bastante de um indivíduo para outro mesmo sendo da mesma espécie. Sendo assim, não há um volume padrão, ou seja, não é possível indicar a quantidade exata (mL) de papa a ser fornecida ao filhote.
Nos primeiros dias de vida, os filhotes assimilam muito rapidamente o alimento fornecido. Em geral, a papa deve ser oferecida tão logo se constata que esvaziaram o papo. Na primeira semana isso normalmente ocorre em intervalos aproximados de uma hora. À medida que se desenvolvem, esse espaço vai se dilatando, mas como referência, tão logo o papo é esvaziado, deve-se alimentar o filhote.
Em torno de duas semanas de vida, ao fornecer a papa, há momento que observamos resíduo no fundo do papo, desta forma é bastante comum se pensar que o ideal é aguardar o esvaziamento do papo, mas isso é um equívoco. Nessa fase a maior quantidade de água já foi absorvida e o resíduo que restou no papo passa a ser de difícil absorção, por conter pouca água. Sendo assim, ao observar que há uma pequena quantidade de resíduo, você já pode oferecer a papa novamente.
Confira dicas de manejo e nutrição em Pássaros e Psitacídeos - Guia Prático de Aves
Dúvidas? Escreva para nossos especialistas!
Gostou deste post?