Cuidados Essenciais
Alimentar um filhote é algo gratificante e ao mesmo tempo muito delicado, pois requer muita dedicação e disciplina.
Geralmente, os filhotes que alimentamos, são os reproduzidos em cativeiro e eventualmente os filhotes que caíram de ninhos. Filhotes altriciais são absolutamente dependentes dos pais, pois nascem incompletos, sem penas que permitam controlar a temperatura corporal, com os olhos fechados e sem tônus muscular.
Em algumas cidades, os munícipes podem contar com a ajuda de órgãos competentes como o CETAS - Centro de Triagem de Animais Silvestres ou o CRAS – Centro de Reabilitação de Animais Silvestres. Caso não tenha em seu município, procure o mais breve possível ajuda de um médico veterinário, especialista em aves.
É importante destacar que nesta fase de vida, as aves altriciais não têm um sistema termorregulador eficiente, desta forma é imprescindível que eles estejam em um ambiente com temperatura constante por volta de 37 graus nos primeiros quatro dias de vida, depois reduza gradativamente, de acordo com o desenvolvimento do filhote.
Os filhotes são bastante suscetíveis a doenças, pois ainda não possuem um sistema imunológico completamente desenvolvido. Por isso, é fundamental sempre ter alguns cuidados básicos com a higiene, como lavar bem as mãos sempre que for manusear o filhote, higienizar os utensílios utilizados para preparação da papa e alimentação dos filhotes e se tivermos mais de um filhote, é aconselhável usar utensílios de alimentação individuais, isso ajuda a evitar a propagação de doença.
A alimentação deve ter uma atenção especial, principalmente quanto aos teores de macro e micronutriente, além de enzimas digestivas e prebióticos e probióticos, e nesse contexto, a Alcon produz excelentes alimentos completos desenvolvidos para alimentação de filhotes do nascimento ao desmame.
Lembre-se, você estará lidando com seres vivos muito delicados em pleno desenvolvimento e tudo que fizer neste período é para vida toda.
Confira dicas de manejo e nutrição em Pássaros e Psitacídeos - Guia Prático de Aves
Dúvidas? Escreva para nossos especialistas!
Gostou deste post?