Importância do Banho

favorite4 visibility553
Blog do Dr. Fala - Importância do Banho

As aves agem, mesmo quando animais de estimação, como se estivessem na natureza. Conhecer a biologia, hábitos comuns das espécies e uma boa alimentação é essencial para promoção do bem-estar das espécies. Em relação à higiene não é diferente e existe um comportamento específico que todas as aves têm em comum, que é a prática do banho. As aves buscam água, ou mesmo areia, para auxiliar na limpeza das penas e utilizam o bico para deixar tudo em ordem: organizar, limpar e impermeabilizar as penas.

Todas as aves, das mais distintas espécies, tomam banho. Para isso, utilizam diversos locais como, riachos, poças de água e fontes. Esse prazeroso hábito retira as sujidades do ambiente, restos de fezes, ácaros e pó. A frequência varia de acordo com o clima e a personalidade individual.

Como acostumar minha ave com o banho? Podemos estimular o banho tentando tornar o ambiente mais natural ou mesmo com a utilização de borrifadores, mas com cuidado para não assustar a ave ou forçar a atividade. Aves muito acostumadas ao banho, inclusive de espécies distintas, podem servir de espelho para outras aves mais resistentes a adaptar-se. Inseri-las no mesmo viveiro, ou posicionar as gaiolas uma em frente a outra, pode acabar estimulando as demais a imitá-las. Por isso, é importante deixar um recipiente com água limpa para que haja interação e a ave possa higienizar-se sozinha quando sentir vontade.

Quando podemos oferecer o banho?
O banho é indicado durante todo ano. Em épocas frias, apenas devemos evitar que a gaiola fique exposta a correntes de ventos para impedir que ocorra a diminuição da temperatura corporal. Vale ressaltar que a percepção do dia muito frio é da própria ave, que se recusa a entrar na água em dias mais críticos. A observação de que o frio está sendo um incômodo para a ave é o eriçamento das penas. Outro cuidado é com a umidade relativa do ar, pois com a chegada do frio, a umidade tende a cair, contribuindo para o desenvolvimento de infecções e irritações respiratórias. Tenha cuidado redobrado em ambientes com aquecedor e ar condicionado, pois eles ressecam ainda mais o ar.

Posso utilizar shampoo ou sabonetes?

As aves possuem uma estrutura chamada glândula uropigiana, localizada na região da cauda. Essa glândula secreta uma substância oleosa e é utilizada como impermeabilizante para as penas e lubrificante para o bico, sendo fundamental para manutenção de sua saúde. Produtos como sabonetes e shampoos são desengordurantes e irão promover o desequilíbrio do organismo caso sejam utilizados.

Para intensificar a eficiência do banho, utilize o Labcon Club Banho, que é um produto específico para essa prática. Contém aloe vera e glicerina em sua composição que ajudam a manter a pele hidratada proporcionando brilho e maciez às penas. A forma de uso é simples, basta inserir no recipiente escolhido, uma tampa do produto para cada 200 ml de água.

Na muda de penas, o banho é aconselhável?
O banho favorece a soltar mais rápido a plumagem velha e colabora no surgimento de canhões de penas saudáveis, por isso, essa prática é indicada. Após o final do banho, é importante expor a gaiola em luz natural para evitar proliferações fúngicas. Da mesma forma, é necessário cuidado com os perigos referentes à hipotermia ou insolação.

Há riscos de contaminação?
O Labcon Club Banho não apresenta qualquer grau de toxicidade às aves em casos de ingestão com a água limpa. Porém, em situações em que a ave bebe a água após o banho, juntamente com a água, pode acontecer a ingestão de patógenos que estão contidos na banheira. Por isso, com o intuito de prevenir que as aves contraiam vermes e bactérias é importante retirar a banheira após o banho.

Quais benefícios do Labcon Club Banho?
- Promove o brilho das penas
- Evita a proliferação de parasitas externos, como ácaros e piolhos
- Hidrata e mantém a pele saudável
- Auxilia na cicatrização
- Devolve a oleosidade natural da pele
- Ajuda no processo de muda, no surgimento de novos canhões e
- Interfere positivamente no bem-estar das aves, servindo de enriquecimento ambiental, além de refrescá-las em épocas mais quentes do ano

Caso você suspeite que haja algo de errado com sua ave, contate um médico veterinário especializado e agende uma consulta o mais breve possível. A saúde de sua ave depende exclusivamente de você.

Alcon é tudo de bom!

Autor
Carlos Augusto Nicolino
Mestre e Doutor em Patologia Veterinária

Colaboradores
Max Ternero Cangani
Mestre em Microbiologia Agropecuária
Doutor em Zootecnia
Eva Schneider
Graduanda em Medicina Veterinária

Confira dicas de manejo e nutrição em Guia Prático de Aves: Pássaros e Psitacídeos
Dúvidas? Escreva para nosso Depto. Técnico

Gostou deste post?


Pet Nutrition Expertise

aves

Conforme nossa Política de Privacidade, utilizamos cookies para armazenar informações sobre como você usa nosso site, ao continuar com a navegação você concorda com estas condições.