Como as Aves Conseguem Dormir Empoleiradas Sem Cair?

A explicação para a habilidade das aves de se empoleirar está principalmente nos músculos e tendões das suas pequenas pernas.
Quando uma ave está empoleirada, com os músculos do tornozelo e do joelho flexionados, os dedos dos pés também se flexionam, fazendo com que as garras "travam" no galho. Esse processo funciona como um sistema mecânico, conhecido como "mecanismo automático de empoleiramento. Curiosamente, os pés das aves permanecem fechados e não conseguem abrir enquanto as pernas estiverem flexionadas.
Esse mecanismo é extremamente útil para capturar presas: as aves estendem as pernas e mantêm as garras abertas enquanto se aproximam da presa. Ao agarrar a presa, elas flexionam os músculos das pernas, resultando em uma pegada tão firme que dificulta a fuga da presa.
Além disso, o equilíbrio das aves também desempenha um papel crucial. O cerebelo das aves, responsável por coordenar o equilíbrio, é notavelmente avançado em comparação com o de outros animais. Isso proporciona às aves um controle refinado do equilíbrio, tanto durante o voo quanto no pouso.
Estudos recentes sugerem que os pássaros são capazes de manter um hemisfério cerebral acordado e o fato de que eles têm ciclos REM (Rapid Eye Movement) curtos. Portanto, uma quantidade mínima de tensão muscular é necessária para que a ave se equilibre.
Confira dicas de manejo e nutrição em Pássaros e Psitacídeos - Guia Prático de Aves
Dúvidas? Escreva para nossos especialistas!
Gostou deste post?