Velhice nos Papagaios
Pouco se fala sobre a velhice e suas consequências para os papagaios e como a família humana lida com esse fato. De modo geral os tutores esperam que seus pets tenham uma vida curta quando comparada ao homem, baseando-se nos modelos de cães e gatos. Dentre os animais de estimação as aves como papagaios, araras e cacatuas, diferente dos demais, possuem uma expectativa de vida semelhante ao homem, em média de 80 anos. Grande parte das pessoas não se preparam para isso, não pensam e não sabem reconhecer quando seu pet já pode e deve ser tratado como um idoso, ou seja, cuidado redobrado, acompanhamento de um geriatra animal e até adaptações em sua rotina são válidas.
Já sabemos que eles têm a expectativa de vida semelhante ao do homem, por isso, devemos considerar também que fatores como genética, qualidade de vida e nutrição afetam diretamente na sua expectativa de vida. Com a idade vem as doenças e nas aves elas são similares as dos mamíferos, podemos citar a catarata senil, arteriosclerose, doenças hepáticas, dermatites, tumores etc.
É certo que não podemos evitar o envelhecimento, mas podemos trabalhar para que a ave tenha uma velhice saudável e com qualidade de vida. Para isso, vale a pena considerarmos alguns pontos importantes, como:
✔ Alimentação balanceada
✔ Exercícios físicos e mentais (enriquecimento)
✔ Banhos de Sol
✔ Evitar situações de estresse
✔ Alojamento adequado
✔ Acompanhamento veterinário
Como tutores precisamos estar preparados para cuidar do nosso pet, seja dando amparo estrutural adaptando o local para suas necessidades e dificuldades, seja dando suporte psicológico já que algumas dores e doenças podem os deixar mais irritados e difíceis, seja fornecendo tratamento médico especializado e suporte com terapias e medicamentos. Infelizmente o abandono de pets nos momentos que eles mais precisam (doença e senilidade) é uma realidade cada vez mais presente. Velhice não é e não deve ser sinônimo de doença, basta nos anteciparmos na prevenção e hábitos saudáveis.
Confira dicas de manejo e nutrição em Pássaros e Psitacídeos - Guia Prático de Aves
Dúvidas? Escreva para nossos especialistas!
Gostou deste post?