Você Sabe o Que é Disbiose Intestinal?

Chamamos de microbioma ou microbiota o ecossistema composto por cerca de milhões de bactérias, fungos, vírus e protozoários. Essa população vive (ou deveria viver) em simbiose (harmonia) com o hospedeiro, produzindo vitaminas e fermentando partículas não digeridas de alimentos para gerar ácidos graxos voláteis que nutrem as células intestinais e aumentam a sua capacidade de digestão e absorção.
Um microbioma saudável apresenta uma maior proporção de microrganismos benéficos e menor de microrganismos patogênicos (causadores de doença). A disbiose trata-se de uma desordem na microbiota intestinal, ocasionada por um desajuste da colonização bacteriana, onde bactérias nocivas estão em maior quantidade que as bactérias benéficas. Quais os sintomas?
O pet disbiótico apresenta alterações digestivas como fezes amolecidas, apetite desregulado, borborigmos (ruídos intestinais), ingestão de não comestíveis (fiapos, pedras, papel etc.), vômitos e claro, um desconforto intestinal. A partir de uma disbiose não tratada ou repetida com frequência em um indivíduo mais sensível pode ocorrer o desenvolvimento de alergias, doenças autoimunes e doença inflamatória intestinal crônica. Por isso, cuidar da saúde do intestino de nossas aves é fundamental.
Confira dicas de manejo e nutrição em Pássaros e Psitacídeos - Guia Prático de Aves
Dúvidas? Escreva para nossos especialistas!
Gostou deste post?