Aves em Quarentena

Está pensando em adquirir um novo exemplar para sua criação? Saiba que antes de introduzi-lo ao plantel é importante realizar uma quarentena, que tem como objetivo preservar a saúde das aves.
A introdução direta de aves recém-adquiridas ou mesmo aquelas que participam de campeonatos ou exposições, pode alterar o equilíbrio natural do ambiente da criação. Por mais saudável que aparenta, a ave pode ser portadora doenças oportunistas como as virais ou as bacterianas e parasitárias, que inicialmente podem não apresentar sinais clínicos, colocando em risco todas as outras aves.
Para evitar perdas individuais ou até de plantéis inteiros, deve-se realizar uma quarentena rigorosa, com duração média de 30 a 40 dias, o mais distante possível da criação. Outro cuidado importante é manter um único responsável pelo manejo dos animais quarentenados. Caso não seja possível, o manejo no plantel saudável deve ser realizado antes que o da quarentena, evitando assim uma possível transmissão de doença.
Utensílios como bebedouros, comedouros, vassoura, rodo, bem como os alimentos, devem ser mantidos somente dentro da área da quarentena, pois também são importantes veículos de transmissão de doenças e jamais devem ser utilizados na área de quarentena e depois na área do plantel. Ao observar algum comportamento estranho nesse período, procure um médico veterinário especialista em aves o mais rápido possível.
Confira dicas de manejo e nutrição em Pássaros e Psitacídeos - Guia Prático de Aves
Dúvidas? Escreva para nossos especialistas!
Gostou deste post?