Importância dos Poleiros

Item indispensável para alojamentos e viveiros, os poleiros ficam dispostos de maneira horizontal e propicia o merecido repouso das aves. Podem ser de distintos materiais, diâmetros e de diferentes revestimentos. Toda essa variedade contribui para o exercício das articulações das aves, proporcionando uma adequada circulação sanguínea das patas e auxilia no correto desgaste das unhas. Duas ou três espessuras de poleiros diferentes já são suficientes para estimular a movimentação das patas.
Os poleiros mais finos, por exemplo, são melhores para a hora do sono, pois as aves conseguem fechar as patas por completo e se equilibram apropriadamente. Em relação ao acabamento, os poleiros podem ser lisos ou frisados. Este último é mais adequado por permitir um atrito maior e evitar o escorregamento das patas. Assim como a alimentação, poleiros adequados preservam a saúde e proporcionam qualidade de vida desses pets. Vale ressaltar que a escolha de ambos deve ser feita com prudência, sempre considerando as exigências de cada espécie.
Outro fator a ser levado em consideração é a localização dos poleiros nos alojamentos. Não é recomendado colocar em cima de comedouros ou bebedouros, tão pouco inserir um em cima do outro, ficando pequenos espaços entre eles, já que a ave precisa ficar ereta e confortável. Além disso, os poleiros precisam estar sempre limpos e bem higienizados. Todos esses cuidados são fundamentais para promoção da saúde e qualidade de vida para as aves.
Confira dicas de manejo e nutrição em Pássaros e Psitacídeos - Guia Prático de Aves
Dúvidas? Escreva para nossos especialistas!
Gostou deste post?