Temperatura das Aves

Você sabia que a temperatura corporal dos animais pode variar de acordo com a espécie? A temperatura corporal das aves é bem diferente da temperatura de cães e gatos, por exemplo, e possuem em média 39°C a 42°C, mesmo quando o ambiente está frio. Justamente por isso, as aves necessitam de cuidados especiais nas temporadas de clima mais intenso. O inverno é uma das estações mais perigosas devido à grande perda de calor desses pets, o que as tornam mais suscetíveis a doenças durante esse período.
Mas e as penas, não protegem? As penas formam um mecanismo de proteção contra a diferença climática, sendo uma forma das aves regularem sua temperatura quando o exterior está desfavorável. Esse comportamento ajuda parcialmente a controlar a temperatura das aves. Ao fazer isso, cria-se uma camada de ar entre a pele e a plumagem, formando um isolamento térmico. Já no calor, por outro lado, as penas ficam mais próximas ao corpo e esse isolamento diminui, deixando as aves mais frescas.
Como, muitas vezes, esses pets ficam com a locomoção limitada, cabe ao tutor perceber se sua amiga está em condições adequadas e protegê-la de chuva, frio e correntes de vento. Ao notar que a temperatura está baixa, nunca se esqueça de levar a ave para um lugar confortável. E lembre-se: seja qual for a estação, ao notar qualquer indício de que a saúde de sua amiga não vai bem, busque auxílio de um médico veterinário imediatamente.
Confira dicas de manejo e nutrição em Pássaros e Psitacídeos - Guia Prático de Aves
Dúvidas? Escreva para nossos especialistas!
Gostou deste post?