Infertilidade em Coleiros

Em relação à infertilidade em coleiros, destacamos os principais motivos:
✔ Má alimentação: deve-se fornecer uma dieta equilibrada durante o ano todo e complementá-la em períodos especiais como a reprodução e muda de penas.
✔ Obesidade: pode dificultar o ato da cópula ou torná-la ineficaz. Antes de iniciar a estação de procriação, deve-se avaliar a condição física de cada um dos exemplares destinados a reprodução.
✔ Manejo inadequado do casal: os pais devem ser escolhidos com pelo menos um mês antes da época de reprodução. Em muitas ocasiões, a união do casal ocorre tarde demais e os primeiros ovos ou toda a postura resultarão inférteis.
✔ Intoxicação medicamentosa: alguns parasiticidas e fungicidas podem causar infertilidade temporária ou permanente dependo a dosagem fornecida, por isso, nunca forneça medicamento sem a prescrição de um médico veterinário.
✔ Maturidade sexual: atingem a maturidade sexual com aproximadamente um ano de idade.
✔ Consanguinidade: um alto nível de consanguinidade (indivíduos que apresentam determinado grau de parentesco) entre os exemplares pode aumentar de forma significativamente a infertilidade.
✔ Senilidade: com o avançar da idade o número de folículos e a viabilidade do sêmen apresentam uma queda acentuada. Caso não tenha conseguido reproduzir seus coleiros, procure auxílio de um profissional habilitado.
Confira mais dicas de manejo e nutrição em Pássaros e Psitacídeos - Guia Prático de Aves
Dúvidas? Escreva para nossos especialistas!
Gostou deste post?