Manejo Nutricional Durante o Período de Reprodução

favorite5 visibility472
Blog do Dr. Fala - Manejo Nutricional Durante o Período de Reprodução

A chegada da primavera anuncia a abundância de alimentos disponíveis na natureza e o início de um novo ciclo para a grande maioria das aves, o período de reprodução. Estímulos ambientais básicos como o aumento das horas de luz do dia e a elevação da temperatura tem forte influência sobre a síntese de hormônios sexuais e, consequentemente, se esses dois fatores não ocorrerem de forma síncrona, a reprodução das aves não ocorre.

Em ambientes domésticos, alguns criadores experientes recriam artificialmente essas condições ambientais favoráveis em seus aviários para estimular a maturação dos ovários e testículos e garantir a produção de células reprodutivas (óvulos e espermatozoides).

Porém, não são apenas fatores ambientais que influenciam à reprodução. O estado nutricional das aves é um fator determinante no sucesso da reprodução. Aves submetidas à dieta deficiente podem ter consequências orgânicas em diferentes níveis, prejudicando desde a função reprodutiva ou de crescimento até o sistema imunológico. Já as aves bem-nutridas produzem ovos com melhor qualidade de casca e maior taxa de eclodibilidade, melhorando os resultados de desempenho reprodutivo.

No período de reprodução, que compreende a fase acasalamento, incubação dos ovos e alimentação dos filhotes, são necessárias quantidades maiores de proteínas, lipídeos, carboidratos, vitaminas e minerais.

Por volta de 30 dias antes do início da fase de acasalamento, recomenda-se oferecer o alimento Alcon Club ou Alcon Eco Club específico para a espécie, na proporção de 75% da dieta, e complementar com Alcon Club Farinhada Pimenta, na proporção de 25%.

Ainda, é importante fornecer o Labcon Club Reprodução, um suplemento rico em Vitamina E, Selênio e Zinco que, quando fornecidos juntos, são responsáveis por aumentar a taxa fertilidade das aves e a da porcentagem de ovos fecundados.

Durante a fase de incubação dos ovos é fundamental disponibilizar o alimento Alcon Club ou Alcon Eco Club específico para a espécie, na proporção de 75% da dieta, e complementar com Alcon Club Farinhada indicada, na proporção de 25%, além de suplementar com o Labcon Club Revitalizante. Esta alimentação é indicada para machos e fêmeas no decorrer de toda esta fase.

Já durante o período de alimentação dos filhotes, as aves também devem receber uma complementação da dieta nesta fase que requer uma quantidade maior de nutrientes para a sua manutenção básica e alimentação da prole.

Nesta delicada fase, recomenda-se oferecer o alimento Alcon Club ou Alcon Eco Club específico para a espécie na proporção de 75% da dieta e complementar 25% com Alcon Club Top Life (Azulão, Bicudo, Caboclinho, Calafate, Canários, Coleiro, Curió, Diamante de Gould e Mandarim) ou Alcon Club Super Top Life (Trinca-ferro, Sabiá, Pássaro Preto) ou Alcon Club Farinhada, associado com Labcon Club Revitalizante.

As dicas de cuidados e manejo não dispensam visitas rotineiras ao médico veterinário. Não contribua com o comércio ilegal de animais. Adquira suas aves de criadores legalizados.

Confira dicas de manejo e nutrição em Pássaros e Psitacídeos - Guia Prático de Aves
Dúvidas? Escreva para nosso Depto. Técnico

Gostou deste post?


Pet Nutrition Expertise

aves

Conforme nossa Política de Privacidade, utilizamos cookies para armazenar informações sobre como você usa nosso site, ao continuar com a navegação você concorda com estas condições.