Manejo Nutricional Durante o Período de Reprodução
A chegada da primavera anuncia a abundância de alimentos disponíveis na natureza e o início de um novo ciclo para a grande maioria das aves, o período de reprodução. Estímulos ambientais básicos como o aumento das horas de luz do dia e a elevação da temperatura tem forte influência sobre a síntese de hormônios sexuais e, consequentemente, se esses dois fatores não ocorrerem de forma síncrona, a reprodução das aves não ocorre.
Em ambientes domésticos, alguns criadores experientes recriam artificialmente essas condições ambientais favoráveis em seus aviários para estimular a maturação dos ovários e testículos e garantir a produção de células reprodutivas (óvulos e espermatozoides).
Porém, não são apenas fatores ambientais que influenciam à reprodução. O estado nutricional das aves é um fator determinante no sucesso da reprodução. Aves submetidas à dieta deficiente podem ter consequências orgânicas em diferentes níveis, prejudicando desde a função reprodutiva ou de crescimento até o sistema imunológico. Já as aves bem-nutridas produzem ovos com melhor qualidade de casca e maior taxa de eclodibilidade, melhorando os resultados de desempenho reprodutivo.
No período de reprodução, que compreende a fase acasalamento, incubação dos ovos e alimentação dos filhotes, são necessárias quantidades maiores de proteínas, lipídeos, carboidratos, vitaminas e minerais.
Por volta de 30 dias antes do início da fase de acasalamento, recomenda-se oferecer o alimento Alcon Club ou Alcon Eco Club específico para a espécie, na proporção de 75% da dieta, e complementar com Alcon Club Farinhada Pimenta, na proporção de 25%.
Ainda, é importante fornecer o Labcon Club Reprodução, um suplemento rico em Vitamina E, Selênio e Zinco que, quando fornecidos juntos, são responsáveis por aumentar a taxa fertilidade das aves e a da porcentagem de ovos fecundados.
Durante a fase de incubação dos ovos é fundamental disponibilizar o alimento Alcon Club ou Alcon Eco Club específico para a espécie, na proporção de 75% da dieta, e complementar com Alcon Club Farinhada indicada, na proporção de 25%, além de suplementar com o Labcon Club Revitalizante. Esta alimentação é indicada para machos e fêmeas no decorrer de toda esta fase.
Já durante o período de alimentação dos filhotes, as aves também devem receber uma complementação da dieta nesta fase que requer uma quantidade maior de nutrientes para a sua manutenção básica e alimentação da prole.
Nesta delicada fase, recomenda-se oferecer o alimento Alcon Club ou Alcon Eco Club específico para a espécie na proporção de 75% da dieta e complementar 25% com Alcon Club Top Life (Azulão, Bicudo, Caboclinho, Calafate, Canários, Coleiro, Curió, Diamante de Gould e Mandarim) ou Alcon Club Super Top Life (Trinca-ferro, Sabiá, Pássaro Preto) ou Alcon Club Farinhada, associado com Labcon Club Revitalizante.
As dicas de cuidados e manejo não dispensam visitas rotineiras ao médico veterinário. Não contribua com o comércio ilegal de animais. Adquira suas aves de criadores legalizados.
Confira dicas de manejo e nutrição em Pássaros e Psitacídeos - Guia Prático de Aves
Dúvidas? Escreva para nosso Depto. Técnico
Gostou deste post?