De Onde Vem o Oxigênio da Água?

favorite2 visibility1603
Blog do Dr. Fala - De Onde Vem o Oxigênio da Água?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os peixes não respiram o oxigênio presente na famosa molécula da água. Na realidade, a oxigenação ocorre por meio de trocas gasosas com o ar atmosférico.

É por esse motivo que dois aquários com a mesma capacidade volumétrica podem apresentar níveis diferentes de oxigenação, dependendo da sua largura e profundidade. Quanto maior a superfície de contato com o ar, mais eficiente é a oxigenação.

Outra característica importante da água é a sua tensão superficial, uma espécie de "película" que se forma na superfície e dificulta a troca de gases. Para melhorar a oxigenação do aquário, uma dica é utilizar bombas que movimentam a água, reduzindo essa tensão superficial.

Além disso, a temperatura também influencia significativamente a quantidade de oxigênio dissolvido na água. Quanto mais alta a temperatura, menor será a concentração de oxigênio na água.

Mas se os peixes não respiram fora d'água, por que eles sobem à superfície? Com exceção dos peixes que possuem um órgão chamado labirinto, um dos principais indicadores de que há falta de oxigênio na água do aquário é quando os peixes sobem à superfície. Portanto, é importante ficar atento a esses sinais e, se necessário, medir a quantidade de oxigênio dissolvido na água utilizando testes específicos, como o Labcon Teste de Oxigênio Dissolvido.

Alcon, a ciência está aqui!

Aprenda a montar e cuidar de seu aquário no Guia Seu Novo quário
Dúvidas? Escreva para nosso Depto. Técnico

Gostou deste post?


Pet Nutrition Expertise

crustaceos

Conforme nossa Política de Privacidade, utilizamos cookies para armazenar informações sobre como você usa nosso site, ao continuar com a navegação você concorda com estas condições.