A Urina dos Peixes e a Osmorregulação

favorite2 visibility639
Blog do Dr. Fala - A Urina dos Peixes e a Osmorregulação

Como tudo acontece?
Esse processo é essencial para manter o equilíbrio interno e eliminar resíduos metabólicos. O sangue dos peixes é filtrado pelos rins, que recolhem impurezas e resíduos metabólicos. A urina resultante é armazenada na bexiga urinária e periodicamente eliminada na água. Além disso, os peixes também excretam compostos nitrogenados pelas brânquias durante a respiração, ajudando a manter o equilíbrio químico.

A Urina dos Peixes e a Osmorregulação
A forma como os peixes urinam difere entre espécies de água doce e salgada, sendo influenciada pela osmorregulação – o controle de concentração de sais entre o organismo e o meio ambiente. Confira as diferenças entre os tipos de peixes:

Peixes de Água Doce
Os peixes ósseos de água doce possuem mais sais em seu organismo do que no ambiente. A água entra no organismo por osmose, e seus rins eliminam o excesso, resultando em uma urina diluída.

Peixes de Água Salgada
Por outro lado, os peixes ósseos de água salgada possuem menos sais em seus corpos em comparação com o ambiente externo, o que os faz perder água naturalmente por osmose. Para compensar, eles ingerem água salgada, produzindo urina em menor quantidade e mais concentrada.

Peixes Cartilaginosos
Esses peixes, de água doce ou salgada, não precisam regular a concentração de sais, pois mantêm níveis equivalentes aos do ambiente, através de um processo chamado osmoconformismo, regulado pela alta concentração de ureia no sangue.

Entender esses processos ajuda a compreender melhor o metabolismo dos peixes e sua interação com o meio aquático.

Aprenda a montar e cuidar de seu aquário no Guia Seu Novo aquário
Dúvidas? Escreva para nosso Depto.Técnico

Gostou deste post?


Pet Nutrition Expertise

peixes

Conforme nossa Política de Privacidade, utilizamos cookies para armazenar informações sobre como você usa nosso site, ao continuar com a navegação você concorda com estas condições.