A Urina dos Peixes e a Osmorregulação

Como tudo acontece?
Esse processo é essencial para manter o equilíbrio interno e eliminar resíduos metabólicos. O sangue dos peixes é filtrado pelos rins, que recolhem impurezas e resíduos metabólicos. A urina resultante é armazenada na bexiga urinária e periodicamente eliminada na água. Além disso, os peixes também excretam compostos nitrogenados pelas brânquias durante a respiração, ajudando a manter o equilíbrio químico.
A Urina dos Peixes e a Osmorregulação
A forma como os peixes urinam difere entre espécies de água doce e salgada, sendo influenciada pela osmorregulação – o controle de concentração de sais entre o organismo e o meio ambiente. Confira as diferenças entre os tipos de peixes:
Peixes de Água Doce
Os peixes ósseos de água doce possuem mais sais em seu organismo do que no ambiente. A água entra no organismo por osmose, e seus rins eliminam o excesso, resultando em uma urina diluída.
Peixes de Água Salgada
Por outro lado, os peixes ósseos de água salgada possuem menos sais em seus corpos em comparação com o ambiente externo, o que os faz perder água naturalmente por osmose. Para compensar, eles ingerem água salgada, produzindo urina em menor quantidade e mais concentrada.
Peixes Cartilaginosos
Esses peixes, de água doce ou salgada, não precisam regular a concentração de sais, pois mantêm níveis equivalentes aos do ambiente, através de um processo chamado osmoconformismo, regulado pela alta concentração de ureia no sangue.
Entender esses processos ajuda a compreender melhor o metabolismo dos peixes e sua interação com o meio aquático.
Aprenda a montar e cuidar de seu aquário no Guia Seu Novo aquário
Dúvidas? Escreva para nosso Depto.Técnico
Gostou deste post?