Peixes de Fundo

Naturalmente encontrados em ambientes aquáticos com abundância de substrato, pedras e vegetação densa, esses peixes são geralmente bentônicos, ou seja, habitam a parte inferior da coluna d'água, onde passam grande parte do tempo alimentando-se de resíduos orgânicos, algas, pequenos invertebrados e restos de alimentos que se acumulam no fundo.
Muitos peixes de fundo possuem hábitos noturnos ou crepusculares, ou seja, são mais ativos durante horários de pouca luz. Esse comportamento é uma adaptação evolutiva para evitar predadores que caçam durante o dia e para aproveitar a menor concorrência por recursos alimentares nas horas mais escuras.
Para compensar a menor luminosidade durante suas atividades, esses peixes possuem sentidos altamente desenvolvidos, como o uso de barbilhões sensoriais, que ajudam a localizar alimentos mesmo em ambientes com pouca visibilidade.
Muitas espécies de peixes de fundo têm ciclos biológicos sincronizados com a luz ambiente, preferindo horários de baixa luminosidade para buscar alimento e se comportar de maneira mais ativa.
No aquário, para otimizar a alimentação desses peixes, é recomendável oferecer alimentos específicos para peixes de fundo, em horários que coincidem com seus padrões naturais de atividade, como ao anoitecer ou com as luzes do aquário apagadas.
Aprenda a montar e cuidar de seu aquário no Guia Seu Novo
quário
Dúvidas? Escreva para nosso Depto. Técnico
Gostou deste post?