De Onde Vem o Oxigênio da Água?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os peixes não respiram o oxigênio presente na famosa molécula da água. Na realidade, a oxigenação ocorre por meio de trocas gasosas com o ar atmosférico.
É por esse motivo que dois aquários com a mesma capacidade volumétrica podem apresentar níveis diferentes de oxigenação, dependendo da sua largura e profundidade. Quanto maior a superfície de contato com o ar, mais eficiente é a oxigenação.
Outra característica importante da água é a sua tensão superficial, uma espécie de "película" que se forma na superfície e dificulta a troca de gases. Para melhorar a oxigenação do aquário, uma dica é utilizar bombas que movimentam a água, reduzindo essa tensão superficial.
Além disso, a temperatura também influencia significativamente a quantidade de oxigênio dissolvido na água. Quanto mais alta a temperatura, menor será a concentração de oxigênio na água.
Mas se os peixes não respiram fora d'água, por que eles sobem à superfície? Com exceção dos peixes que possuem um órgão chamado labirinto, um dos principais indicadores de que há falta de oxigênio na água do aquário é quando os peixes sobem à superfície. Portanto, é importante ficar atento a esses sinais e, se necessário, medir a quantidade de oxigênio dissolvido na água utilizando testes específicos, como o Labcon Teste de Oxigênio Dissolvido.
Alcon, a ciência está aqui!
Gostou deste post?