Troca Total de Água

favorite2 visibility2784
Blog do Dr. Fala - Troca Total de Água

Trocas totais de água jamais devem ser realizadas, bem como, limpeza do aquário ou tanque, isso irá desequilibrar o aquário, causando picos de amônia e nitrito, bem como alterações no pH, estressando os peixes e colaborando para o desenvolvimento de doenças. Amônia e nitrito, além do estresse, são extremamente tóxicos aos peixes, em altas concentrações podem matar os peixes por asfixia. Saiba mais sobre amônia e nitrito aqui.

As trocas de água devem ser feitas quando a água apresentar níveis tóxicos de amônia e nitrito, quando estiver verde ou turva. Por isso é fundamental avaliar esses parâmetros semanalmente, junto com o pH. As trocas de água devem ser feitas sempre de forma parcial e nunca total, troque no máximo 25% do volume, sifonando o fundo para retirar a matéria orgânica acumulada. Aplique Labcon Protect Plus na água que será introduzida, para neutralizar o cloro e metais pesados na água.Labcon Protect Plus tem efeito imediato, aplique o produto, movimente da água para dissolve-lo e a água já pode ser introduzida no aquário, onde estão os peixes.

Se a troca total de água já foi realizada é necessário deixar o aquário funcionando por aproximadamente 30 dias antes do povoá-lo (introduzir os peixes). Este tempo é necessário para que as bactérias nitrificantes se estabilizem e não haja picos de amônia e nitrito, compostos tóxicos.

A presença de filtros mecânicos e biológicos, dimensionados adequadamente, são igualmente importantes para manter o aquário equilibrado e diminuir a frequência de trocas de água. Quando menor for a interferência no aquário, menor será o estresse dos peixes e melhor será a qualidade de vidas deles.

A alimentação é outro fator importante para manter os peixes saudáveis e felizes. Forneça diariamente os alimentos Alcon Guard Allium, Alcon Guard Thymus e Alcon Guard Herbal. Outra proposta diferenciada de alimento é Alcon Basic Tabs, um alimento em comprido que deve ser aderido ao vidro, ele auxilia a minimizar o estresse, pois fornece uma atividade diferente para os peixes.

Atenção a quantidade de alimento fornecido: todo alimento não consumido após 5 minutos deve ser retirado do aquário. Se não for retirado, aumentará a quantidade de matéria orgânica que será transformada em amônia e nitrito, compostos tóxicos aos peixes.

Aprenda a montar e cuidar de seu aquário no Guia Seu Novo Aquário
Dúvidas? Escreva para nosso Depto. Técnico

Gostou deste post?


Pet Nutrition Expertise

peixes

Conforme nossa Política de Privacidade, utilizamos cookies para armazenar informações sobre como você usa nosso site, ao continuar com a navegação você concorda com estas condições.