Você já se perguntou o que os ratos realmente comem? E não, não é queijo!
Ao longo da história, muitos de nós ouvimos que o que os ratos adoram mesmo é queijo - afinal, essa ideia foi perpetuada em filmes e desenhos animados. Mas será que essa é realmente a verdade? Hoje vamos descobrir qual é a verdadeira base da alimentação desses pequenos roedores, que passaram de inimigos a animais de estimação.
É verdade que os ratos vão se lançar sobre qualquer alimento disponível quando estão com fome. No entanto, o que eles realmente comem vai muito além do simples queijo. Na verdade, laticínios não são a primeira escolha desses animais.
Segundo um estudo conduzido em 2006 pelo Dr. David Holmes, da Universidade Metropolitana de Manchester, os ratos não são tão fãs de queijo quanto se pensava. Na verdade, eles preferem alimentos como frutas, doces e cereais, por exemplo. Além disso, a pesquisa mostrou que os ratos até têm uma certa aversão a queijos com cheiros fortes, como gorgonzola e parmesão.
Embora os ratos sejam atraídos pela sujeira, isso não significa que eles considerem o lixo como sua comida favorita. Na verdade, eles veem isso como um sinal de que pode haver mais comida por perto. É por isso que é importante manter locais sujos e entulhos longe, já que, se um rato os encontrar, é provável que ele esteja em busca de mais alimentos.
Enquanto temos os ratos indesejáveis, também existem os roedores que podemos domesticar, como hamsters, gerbos e os adoráveis porquinhos-da-índia. É fundamental que esses nossos amiguinhos recebam uma alimentação adequada e nutritiva.
Agora que entendemos melhor o que os ratos realmente comem no seu dia a dia, seja como animais de estimação ou invasores, fica mais fácil garantir que estejam bem nutridos ou até mesmo manter os intrusos longe de casa. E então, ficou alguma dúvida?
Alcon, a ciência está aqui!
Gostou deste post?