Reprodução de Hamsters

favorite25 visibility48488
Blog do Dr. Fala - Reprodução de Hamsters

Hamsters, em condições saudáveis, possuem certa facilidade de reprodução. Aptos a se reproduzirem com aproximadamente 5 semanas de vida, o ideal é que a cópula aconteça entre os 4 e 10 meses de vida, para não prejudicar o desenvolvimento do filhote e evitar complicações no parto. Após o primeiro parto, é necessário esperar 3 meses para iniciar uma nova procriação.

Os machos permanecem férteis por toda a vida. Uma fêmea de hamster sírio entra no cio em média a cada 4 dias. Antes de entrar no cio geralmente ela exala um cheiro forte semelhante ao almíscar, percebido com mais intensidade no verão. Em seguida ela começará a excretar uma secreção branca pela vagina. Se ela não acasalar, 3 dias após o termino da excreção iniciará um novo cio. Uma outra forma de saber se a fêmea esta no cio é coçando as suas costas em direção ao rabo. Fêmeas no cio ficam paradas, levantam o rabo e mantem o peito encostado no chão.

O acasalamento deve ser realizado preferencialmente em um ambiente neutro, se não for possível, coloque a fêmea na gaiola do macho. Nunca coloque o macho na gaiola da fêmea, pois ela irá defender seu território. Se a fêmea não aceitar o macho, ela deve ser removida da gaiola para evitar brigas. É possível testar o mesmo casal na noite seguinte.

O período de gestação do hamster sírio é de 16 dias. Após 10 dias da fecundação a barriga da fêmea ficará mais arredondada e seus mamilos proeminentes.

A mãe começa a construir o ninho aproximadamente dias antes do parto, para auxilia-la nessa tarefa disponibilize material, como papel toalha ou papel higiênico.

O trabalho de parto dos hamsters é semelhate ao de outros mamíferos. A fêmea contrairá os músculos abdominais e se sentará nas patas traseiras para dar a luz a um filhote de cada vez. A placenta, um pequeno saco de sangue, será expelida após o nascimento de cada filhote, sendo em geral ingerida pela mãe. Os filhotes nascem em intervalos de aproximadamente 10 minutos e a mão deve permanecer ativa durante esse período. Por esse motivo os filhotes podem nascer em lugares diferentes da gaiola. Não se preocupe, pois a fêmea os levará para o ninho.

O ninho e os filhotes não devem ser manipulados, para evitar o estresse da mãe que poderá rejeitar o filhote e até mesmo comê-lo.

Aos 10 dias de vida os filhotes começarão a andar pela gaiola. Com 16 dias já estarão cobertos de pêlos e seus olhos já estarão abertos. Neste momento a gaiola pode ser limpa e os filhotes podem ser manipulados por um curto período de tempo. Com 21 dias chegou o momento de desmamar os filhotes, separe-os por sexo em gaiolas distintas e alimente-os exclusivamente com Alcon Club Roedores e Coelhos.

Lembre-se: Antes de possibilitar a reprodução de seu pet, reflita sobre como será a vida de seus filhotes, se ficarão em sua posse ou não. É importante que a reprodução seja feita com consciência, por se tratarem de pets frágeis, como no caso dos pequenos roedores e por se reproduzirem com muita facilidade.

Dúvidas? Escreva para nosso Depto. Técnico

Gostou deste post?


Pet Nutrition Expertise

roedores e coelhos

Conforme nossa Política de Privacidade, utilizamos cookies para armazenar informações sobre como você usa nosso site, ao continuar com a navegação você concorda com estas condições.