Peculiaridades e Cuidados na Alimentação

favorite41 visibility1063
Blog do Dr. Fala - Peculiaridades e Cuidados na Alimentação

A busca por pequenos mamíferos como animais de estimação têm aumentado expressivamente. Até então gatos, cães, peixes e pássaros eram as espécies mais corriqueiras, no entanto, a popularidade dos roedores vem crescendo exponencialmente. Esse aumento deve-se a esses animais ocuparem pouco espaço físico, emitirem baixos sons e apresentarem reduzido custo de manutenção. Além disso, são extremamente dóceis, inteligentes e amam interagir. A criação desses pets exige uma série de cuidados especiais de acordo com a característica de cada espécie. Para isso, ressaltamos a alimentação, fator crucial para o bom desenvolvimento e preservação da saúde.

Atualmente, existem no mercado alguns tipos de alimentos para roedores que basicamente consistem em misturas de sementes e alimentos balanceados. As sementes são muito atrativas por apresentarem grande parcela de gordura, sendo bem saborosas, porém o consumo desta base alimentar pode originar o desenvolvimento de diversas patologias como a lipidose hepática, osteodistrofia, aterosclerose, lipomas e obesidade. Além disso, pode-se citar também a possível presença de agrotóxicos e micotoxinas (aflatoxinas), que desenvolvem processos alérgicos e podem levar a quadros de intoxicação e óbito.

É comum ocorrerem problemas nutricionais pela falta de informação do tutor quanto à qualidade e tipo do alimento a ser fornecido a uma determinada espécie de roedor. A Ordem Rodentia é a maior entre os mamíferos e dentre esses roedores, podemos citar o Porquinho-da-índia (Cavia porcellus), pet muito dócil que possui algumas peculiaridades como a incapacidade de sintetizar a vitamina C. Por isso, é essencial que essa vitamina seja fornecida por meio da alimentação. Outra particularidade interessante, assim como os ratos, os Porquinhos-da-índia são neofóbicos, ou seja, não aceitam mudanças bruscas de ambiente nem de manejo alimentar.

Outro tradicional roedor nos lares brasileiros é o Hamster que possui 24 espécies distribuídas em cinco gêneros. Possuem maior atividade no período vespertino e noturno e têm o hábito de estocar comida no canto da gaiola, o que deve receber boa atenção e cuidado com a limpeza para evitar possíveis contaminações. Com relação a preservação da saúde desses pets, os dentes merecem atenção especial por possuírem crescimento contínuo. Destacam-se algumas condições patológicas devido a esse fator, como o hipercrescimento dentário (capaz de acometer até 60% desses animais) e ainda a má oclusão. Ambas doenças tem ligação com o hábito alimentar, que consiste em alimentos que não possibilitam o desgaste dentário suficiente. Os dentes destes animais crescem a uma velocidade aproximada de 5 a 10 cm por ano. Para que mantenham um tamanho adequado é indispensável que sofram um desgaste que ocorre principalmente por meio da alimentação.

Diferentemente das sementes, os alimentos extrusados da linha Alcon Club fornecem a quantidade ideal de cada nutriente, proporcionando saúde, vitalidade e sobrevida para estes pequenos. Com alta inclusão de fibra, importante nutriente para esses animais, também são ricos em vitamina C e Ômega 3, além de nucleotídeos e prebióticos, que favorecem o desenvolvimento da flora intestinal benéfica. Outro diferencial importante é a textura bem firme, que auxilia no desgaste odontológico, evitando o hipercrescimento.

Além de uma boa alimentação e atenção, nossos pets merecem uma boa distração, também conhecido como enriquecimento ambiental. Para isso, ofereça o Alcon Club Frutas e Legumes. Este Petisco é uma combinação de legumes e frutas desidratadas que são muito apreciadas por essas espécies. Sendo assim, uma dieta rica, além de promover maior disposição, também contribui para a coleta de nutrientes diversificados que, em conjunto, colaboram para um ótimo funcionamento do organismo. Não esqueça, é imprescindível levar seu pet para fazer check-ups regulares, para isso, visite o médico veterinário.

Autor: Carlos Augusto Nicolino - Mestre e Doutor em Patologia Veterinária
Colaboradores: Eva Schneider, Graduanda em Medicina Veterinária e Max Ternero Cangani - Mestre em Microbiologia Agropecuária- Doutor em Zootecnia

Dúvidas? Escreva para nosso Depto. Técnico

Gostou deste post?


Pet Nutrition Expertise

roedores

Conforme nossa Política de Privacidade, utilizamos cookies para armazenar informações sobre como você usa nosso site, ao continuar com a navegação você concorda com estas condições.