Macaco-Prego
Nome Científico: Cebus apella
O Macaco-Prego (Cebus apella) é um animal extremente habilidoso que vive nas florestas, geralmente nas copas das árvores, descendo apenas para beber água e procurar comida. Muitas vezes chamado de Capuchinho, pela semelhança de sua pelagem com o capuz dos monges, vivem em grupos formados por ambos os sexos que costumam utilizar sempre os mesmos caminhos para o deslocamento na mata.
Os machos são maiores que as fêmeas e podem ser distinguidos por características individuais, como o tamanho e coloração do topete, coloração da pelagem e tamanho e robustez do animal. A cauda é longa e semi-preênsil podendo ser usada para auxiliar na locomoção sobre as árvores.
São animais de comportamento extremamente plástico, podendo adptar-se a ambientes extremamente antropizados, como praças públicas ou chácaras. Por esta capacidade, podem existir em ambientes que seriam menos atrativos aos outros Cebídeos, como Cerrado e Caatinga.
Dentre o grande repertório comportamental apresentado por estes primatas, destaca-se a utilização de ferramentas (pedras usadas para quebrar coquinhos e alimentos mais duros) em liberdade, o que parece estar relacionado ao tempo que os macacos-prego passam no solo.
Manutenção
Quem tem interesse na criação de Macaco-Prego, deve antes de tudo se instruir com o IBAMA sobre a regulamentação exigida. A manutenção e reprodução em cativeiro desta espécie,
como de todas as espécies silvestres, estão condicionadas à autorização deste órgão regulamentador e à apresentação de origem legalizada, sob nota fiscal, marcação com microship e deve contar ainda com acompanhamento veterinário. As vendas ilegais são altamente prejudiciais já que não estão sujeitas ao controle sanitário e com frequência colocam em risco a vida dos animais e dos compradores.
Animais inteligentes e habilidosos, os Macacos-Prego são ensinados facilmente e costumam adaptar-se bem ao cativeiro, no entanto, por serem muito ativos, podem criar problemas e já é da sabedoria popular que são encrenqueiros.
Assegure banhos de sol diários, desde que o ambiente esteja em condições normais de temperatura.
A criação exige manejo sanitário rigoroso, sendo que o viveiro deve ser mantido limpo e desinfetado.
Reprodução
As fêmeas, quando no cio, procuram o macho alfa de forma bastante ativa e inicialmente o macho costuma relutar às investidas da fêmea.
O período de gestação dura em média 6 meses, resultando quase sempre em uma única cria (raramente nascem gêmeos).
O filhote nasce com aproximadamente 260 g e nos primeiros meses de vida anda agarrado ao ventre da mãe, passando a andar nas suas costas, quando maior.
Alimentação
Em cativeiro, devem ser alimentados com ração para primatas Alcon Club Monkey Cookies.